Histologia Básica – Células do sangue

Navegue por aqui:///Histologia Básica – Células do sangue

O sangue está contido no aparelho circulatório que o mantém em movimento regular devido as contrações rítmicas do coração. É formado por um plasma líquido e glóbulos sanguíneos em suspensão: (1) Eritrócitos ou Hemácias (glóbulos vermelhos); (2) Plaquetas; e (3) Leucócitos (glóbulos brancos).

O hematócrito é obtido pela centrifugação do sangue venoso coletado e tratado com anti-coagulante(heparina). Como resultado da centrifugação, ocorre divisões em camadas onde é possível observar a heterogeneidade do sangue. Na camada superior encontra-se o sobrenadante (plasma) translúcido e amarelado, na camada inferior estão os eritrócitos de cor avermelhada e imediatamente acima da camada inferior estão os leucócitos e sobre os leucócitos encontram-se uma delgada camada de plaquetas.

Sangue venoso centrifugado.
Adaptado; Fonte: JUNQUEIRA, 2013.

Eritrócitos (Glóbulos vermelhos)

Os eritrócitos ou hemácias, produzidos pela medula óssea, são anucleados, possuem forma bicôncova e contém uma proteína (hemoglobina) responsável pelo transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue.

Alterações nos eritrócitos podem causar algumas complicações como: (1) Anemia: quando a concentração de eritrócitos (hemácias) é menor que os níveis normais; (2) Anemia hipocrômica: devido a pouca concentração de hemoglobina nas hemácias; (3) Eritrocitose ou policetemia: aumento da concentração de eritrócitos; (4) Anisocitose: presença de grandes números de hemácias com diferentes tamanhos; (5) Alterações hereditárias: anemia falciforme, esferocitose; entre outras.

Leucócitos (Glóbulos brancos)

Os leucócitos, produzidos pela medula óssea ou tecidos linfoides, são de formato esférico e incolores, tem a função de proteger o organismo contra infecções, permanecendo temporariamente no sangue. São classificados em dois grupos: (1) Granulócitos: neutrófilos, eosinófilo e basófilos; e (2) Agranulócitos: linfócitos e monócitos.

Células que compões o grupo de Leucócitos (Glóbulos brancos
Adaptado; Fonte: JUNQUEIRA, 2013.

Plaquetas

As plaquetas, formadas pela medula óssea, são anucleadas e promovem a coagulação sanguínea com a formação do coágulo e auxilia na reparação da parede dos vasos sanguíneos. Em indivíduos normais existem em número de 200.000 a 400.000 por milímetro cúbico de sangue. Possuem grânulos, tais como o alfa que contêm fibrinogênio e fator de crescimento plaquetário que estimulam as mitoses no músculo liso dos vasos sanguíneos e a cicatrização das feridas.

Referências

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica – texto e atlas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013

2019-01-12T18:27:27+00:00 Ciclo Básico|0 Comments

Deixe um comentário

error: