Histologia Básica – Tecido Conjuntivo

Navegue por aqui:///Histologia Básica – Tecido Conjuntivo

Os tecidos conjuntivos são responsáveis pela manutenção e forma do corpo, através de uma substância amorfa (matriz extracelular) que conecta e liga as células e órgãos, dando suporte ao corpo.

Os componentes do tecido conjunto são classificados em células, matriz extracelular e fibras. Sendo o principal constituinte, a matriz extracelular.

Matriz Extracelular

A matriz extracelular é uma combinação de proteínas fibrosas e substância fundamental. A Substância fundamental é um complexo viscoso e altamente hidrofílico de macromoléculas aniônicas (glicosaminoglicanos e proteoglicanos) e glicoproteínas multiadesivas (laminina, fibronectina, entre outras) que se ligam a proteínas receptoras (integrinas) presentes na superfície de células bem como a outros componentes da matriz, fornecendo, desse modo, força tênsil e rigidez à matriz.

Além de função estrutural, a matriz propicia troca de nutrientes e catabólicos entre as células e seu suprimento sanguíneo.

Fibras

As fibras que compõe o tecido conjuntivo são as fibras colágenas, elásticas e reticulares. As fibras colágenas e as fibras reticulares são formadas pela proteína colágeno e as fibras elásticas são compostas principalmente pela proteína elastina. Existem dois sistemas de fibras: o sistema colágeno, constituído por fibras colágenas e reticulares, e o sistema elástico, formado pelas fibras elásticas, elaunínicas e oxitalânicas.

As fibras feitas de colágeno do tipo I são as mais numerosas no tecido conjuntivo e as reticulares são formadas por colágeno do tipo III e são particularmente abundantes em músculo liso, endoneuro e em órgãos hematopoéticos (baço, nódulos linfáticos, medula óssea vermelha).

Células do tecido conjuntivo

Os grupos de células do tecido conjuntivo podem serem do tipo residentes e migratórias. Entre as células residentes estão os fibroblastos, que são as células mais comuns e são produtoras das fibras colágenas e elásticas, macrófagos, mastócitos, plasmócitos e celula adiposa. As células migratórias são os neutrólifos, eosinófilos, basófilos, monócitos e células de linhagem linfocitária.

Em relação a linhagem das células do tecido conjuntivo, são derivadas de uma célula mesenquimal indiferenciada (osteoblastos, fibroblastos, célula endotelial, condroblasto e célula adiposa) ou de célula tronco-hematopoiética (osteoclasto, linfócitos, monócitos, mastócitos, megacariócitos, neutrófilos, eosinófilo, basófilo, hemácias, micróglia e célula de langerghans).

Tipos de células do tecido conjuntivo e suas funções.
Fonte: JUNQUEIRA, 2013.

Tipos de tecido conjuntivo

Tipos de tecido conjuntivo.
Adaptado; Fonte: JUNQUEIRA, 2013.

Referências

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica – texto e atlas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013

2019-01-13T18:51:23+00:00 Ciclo Básico|0 Comments

Deixe um comentário

error: