Histologia Básica – Tecido Muscular

Navegue por aqui:///Histologia Básica – Tecido Muscular

O tecido muscular é altamente celular e vascularizado. Sendo constituído de células alongadas com proteínas contráteis que geram as forças necessárias para a contração deste tecido. Tem função de movimentação, estabilização do movimento, aumentar a temperatura corpórea e movimento de fluídos em vasos e coração.

De acordo com as suas características morfológicas e funcionais existem 3 tipos de tecidos musculares: (1) Músculo estriado esquelético; (2) Músculo estriado cardíaco; e (3) Músculo Liso.

O músculo estriado esquelético, possui fibrocélulas estriadas longas (até 30 cm), cilíndricas e polinucleadas localizadas perifericamente na célula e realiza contração forte descontínua e voluntária. O músculo estriado cardíaco possui discos intercalares e células com apenas 1 ou 2 núcleos, difere-se do esquelético devido a localização do núcleo que passa a ser central. Já o músculo liso apresentam células fusiformes e apenas 1 núcleo e estão presentes nos vasos sanguíneos e órgãos viscerais, com contração lenta e involuntária.

Tecidos musculares
Fonte: JUNQUEIRA, 2013.

Referências

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica – texto e atlas. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013

2019-01-12T18:20:04+00:00 Ciclo Básico|0 Comments

Deixe um comentário

error: