Periodontite Agressiva

Navegue por aqui:///Periodontite Agressiva
Periodontite Agressiva 2018-06-12T01:55:25+00:00

Difere da forma crônica primeiramente pela rapidez na progressão, observada da mesma forma em indivíduos saudáveis com ausência de acúmulos de placa e cálculo e com uma história familiar de doenças agressivas sugerindo um padrão característico de comportamento genético. (Novak, 2004).

Caracteriza pela ausência de condições sistêmicas significativas, perda de inserção e destruição óssea rápidas, agregação familiar dos casos e falta de consistência entre os depósitos bacterianos visíveis clinicamente e a gravidade da destruição periodontal.

Localizada: apresentação localizada no primeiro molar/incisivo com perda de inserção proximal em pelo menos dois dentes permanentes, sendo um deles o primeiro molar e envolvendo não mais que dois dentes além dos primeiros molares e incisivos. Severa resposta de anticorpos sorológicos aos agentes infecciosos.

Generalizada: Normalmente afeta pessoas abaixo dos 30 anos. Perda de inserção proximal generalizada, afetando pelo menos 3 dentes permanentes, além dos primeiros molares e incisivos. Natureza episódica e resposta insuficiente dos anticorpos.

 

Referências Bibliográficas

  1. LINDHE, J. Tratado de periodontologia clínica e implatologia oral, 5 o ed., Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2010
error: