Linhas de referência e seleção dos dentes

Navegue por aqui:///Linhas de referência e seleção dos dentes
Linhas de referência e seleção dos dentes 2017-11-22T10:56:13+00:00

As marcações das linhas de referência irão auxiliar na seleção do tamanho dos dentes artificiais e montagem dos mesmos, como a marcação superior da linha média, linha alta do sorriso (pedindo-se ao paciente para dar um sorriso forçado) e linha dos caninos (comissuras labiais).

A linha mediana permite uma montagem centralizada dos incisivos centrais superiores e deverá ser demarcada pelo centro da face do paciente.

As linhas dos caninos ou comissuras deverão ser demarcadas tendo como referência a localização das comissuras labiais em repouso. A medida de uma linha comissural a outra oferece a largura dos seis dentes anteriores em curva.

A linha alta do sorriso é demarcada perpendicular à linha mediana, a medida entre a linha do plano oclusal e a linha alta oferece a altura do incisivo central superior. Os demais dentes são determinados a partir dos dentes anteriores escolhidos em tabelas (cartas moldes) fornecidas por cada fabricante dos dentes artificiais.

  • Linha sagital mediana (face): Centralizado a face, o paciente é posicionado de frente, traçando uma linha que vai da ponta do nariz a base do mento. Essa linha define as faces mesiais dos incisivos central superiores.
  • Linha alta (sorriso forçado): Ponto mais alto atingido pelo lábio superior, quando o paciente sorri, corresponde à altura do incisivo central superior
  • Linhas comissurais (distais de canino): É linha da distal do canino na comissura labial em repouso.
  • Linha do plano oclusal
  • Linha baixa (sorriso baixo)

Após a demarcação das linhas os registros obtidos devem ser fixados em uma posição maxilo-mandibular de confiança, em relação cêntrica.

Seleção dos dentes

Pode ser realizada conforme as medidas obtidas no rolete de cera. Com uma régua mede-se a distância de canino a canino e o comprimento do dente incisivo central superior sem a região de colo e compara-se a uma carta molde. Deve-se levar em consideração o formato do rosto(quadrado, oval ou triangular), o sexo e a idade. No sexo feminino os ângulos incisais são mais arredondados e no masculino são mais retos na maioria dos casos. O formato do rosto é usado para a seleção do formato dos incisivos centrais.

A escolha da cor é um aspecto bastante pessoal tanto para o clínico como para o paciente. Segundo Tamaki, a escolha da cor deve levar em consideração a idade do paciente, o sexo e a cor da pele. Assim, quanto mais velho for o indivíduo, mais escuro deverá ser o dente selecionado, o mesmo acontecendo com a cor da pele.

 

Referências Bibliográficas

Ribeiro, M. S. Manual de Prótese Total Removível, ed. Santos, 2007.2.

Tamaki T. Dentaduras completas. 4 ed. São Paulo, Editora Sarvier, 1983.

RUSSI et al. Prótese Total e Prótese Parcial Removível – Série Abeno: Odontologia Essencial – Parte Clínica. 1 Ed. , 2014

error: