Resolva 05 questões . Sempre que entrar no simulado as questões serão renovadas de forma aleatória.

Informe o seu Apelido
1. (ENADE - 2007) Paciente do sexo feminino, 20 anos, chega a consultório odontológico da Rede Pública de Saúde requerendo restauração do elemento 22 que apresenta cavidade do tipo Classe III de profundidade média, com terminação cervical em dentina e comprometimento estético. O cirurgião-dentista dispõe de adesivo dentinário de IV geração, resinas compostas microhíbridas, cimento de ionômero de vidro convencional e ácidos fosfórico e poliacrílico.
Quais os passos da técnica restauradora recomendada?
2.

(PREF. DE LAVRAS/MG - IMAM - 2012) Leia as proposições seguintes sobre o preparo cavitário para resinas compostas em lesões cervicais:
I - Deverá ser o mais conservador possível, devendo-se restringir à extensão da lesão, tanto em tamanho quanto em profundidade.
II - A utilização de retenções adicionais, como sulcos, é sempre indicada.
III - Todas as margens da restauração devem ser biseladas.
IV - O bisel deve ser o mais extenso possível, a não ser que a estética fique comprometida
Estão corretas:

3.

(PREF. MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS/RJ - 2008) Em relação aos cimentos ionômeros de vidro, marque a alternativa CORRETA:

4. (ENADE - 2004) A técnica do condicionamento da dentina com ácido fosfórico a 32-37% por 15 segundos promove desmineralização da(s) dentina(s)
5. (ENADE - 2014) QUESTÃO DESCRITIVA. O Programa de Saúde da Família (PSF), oficializado pelo Ministério da Saúde em 1994, está pautado na reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, ocorrendo, desde 2000, através da inserção das Equipes de Saúde Bucal (ESB) nas Equipes de Saúde da Família. Considerando-se os objetivos e estratégias deste modelo de atenção à saúde bucal, indique 4 informações necessárias para a elaboração de um planejamento anual para a atuação da ESB no PSF.
6.

(PETROBRAS - 2008) Em relação à utilização do cimento de ionômero de vidro, tem-se que:

7. (ENADE 2016) A bulimia é uma síndrome caracterizada por padrão de hiperfagia seguido por condutas compensatórias inapropriadas para evitar o ganho de peso, como a regurgitação autoinduzida, o uso abusivo de laxantes, diuréticos, anorexígenos, dietas severas e prática excessiva de exercícios físicos.

DAV, P. et al. Bulimia: manifestações bucais e atenção odontológica. RGO - Rev Gaúch Odontol., v. 58, n. 3, p. 381-385, jul./set. 2010 (adaptado).

A partir dessa definição de bulimia, avalie as afirmações a seguir.

I. A neutralização dos ácidos gástricos imediatamente após o vômito, com a utilização de antiácidos, é medida preventiva eficaz que minimiza perdas estruturais nos dentes.
II. Os índices de cárie em pacientes bulímicos são diretamente associados à frequência de vômitos, a despeito do padrão da hiperfagia e da presença de xerostomia.
III. O tratamento odontológico de pacientes com desordens alimentares é, muitas vezes, iniciado tardiamente, e, mesmo após a cura/controle da desordem alimentar, a perda de estrutura dental é irreversível.

É correto o que se afirma em:

8.

(PREF. MUNICIPAL DE GUARATUBA/PN - 2008) Sobre os cimentos de ionômeros de vidro, que são indicados tanto para procedimentos preventivos quanto para restaurações, assinale a alternativa INCORRETA.

9. (ENADE 2002) Paciente do sexo feminino, 17 anos de idade, apresenta dificuldade na movimentação da língua. O exame clínico revela que na sua protrusão, ocorre desvio para a direita. O quadro sugere lesão do nervo:
10. (ENADE - 2004) Em relação à técnica de preenchimento de dentes, pode-se afirmar que